TROCA DE PASTA TÉRMICA

Se você deseja ter um computador ou notebook com altíssimo desempenho, não basta investir no equipamento. A pasta térmica para notebook também é muito importante para garantir que você tenha os melhores resultados da sua máquina.

A bringIT, desde 2009, se preocupa em oferecer os melhores produtos para quem deseja qualidade, garantia, atendimento especializado, segurança e privacidade dos dados, com condições especiais de compra e os melhores prazos de entrega.

Separamos tudo o que você precisa saber sobre a pasta térmica: o que é e quais suas principais funções.

Entenda o que é pasta térmica para notebook

Quando seu computador ou notebook superaquece, pode desligar de repente ou aparecer uma tela azul. Então algo precisa ser feito para sua máquina voltar a funcionar normalmente.

Nesse cenário, a pasta térmica é indispensável para a manutenção do seu aparelho.

Se você não entende de montagem e manutenção de computadores, não tem problema, vamos explicar de forma simples o que é a pasta térmica e para que ela serve.

Funciona assim: quanto melhor é o seu sistema, mais ele tende a aquecer e por isso é importante ter uma boa solução de resfriamento, evitando que sua máquina pife.

Sabe aquele ventiladorzinho na sua máquina? Esse é o cooler. Ele troca calor com o chip e o processador da máquina, evitando que ela superaqueça. E o barulho que ele faz? Então… O cooler é programado para ser mais agressivo quando a temperatura sobe.

Isso significa que quanto mais seu aparelho aquece, mais o cooler trabalha, fazendo barulho. E a pasta térmica pode fazer com que ele faça menos ruído, porque vai ajudar na dissipação do calor.

Portanto, a pasta térmica serve para eliminar o calor concentrado em CPU’s, processadores, computadores, notebooks, resistências e outros componentes.

Como a pasta térmica para notebook elimina o excesso de calor?

Embora o chip e o processador pareçam uma superfície lisa a olho nu, na verdade eles têm várias imperfeições. Quando você junta o cooler com eles, criam-se bolhas de ar, o que é péssimo para a dispersão do calor e pode danificar sua máquina.

A pasta térmica preenche esses espaços entre o chip e o processador e a solução de resfriamento, possibilitando que o chip troque calor com o cooler e evitando que o ar atrapalhe a dissipação do calor.

Esse material tem boa durabilidade e alta condutibilidade, melhorando o desempenho da sua máquina, independente de qual seja.

Substituição da pasta térmica para notebook por pasta de dente?

Algumas pessoas tentam driblar a necessidade de pasta térmica utilizando pasta de dente. Essa é uma péssima solução e vamos explicar o motivo.

Embora a pasta de dente pareça ter a mesma viscosidade das pastas térmicas, ela não foi desenvolvida para esse fim e não oferece bons resultados.

O fabricante da sua pasta de dente não fez um produto próprio para aquecer e resfriar e, se você utilizar esse material na sua máquina, não só vai resolver a questão do resfriamento como pode estragar o seu computador.

Isso porque a pasta de dente resseca, não mantém a viscosidade e, no lugar de agir como um condutor de temperatura, cria uma barreira para a troca de calor, sendo absolutamente pior do que nem passar nada.

Mas as pastas térmicas são feitas para manter suas propriedades por anos. E basta conferir com o fabricante em quanto tempo é preciso realizar a manutenção dessa solução de resfriamento.

Já que você investiu em componentes para o seu computador ou notebook, a pasta térmica é relevante para o altíssimo desempenho que você certamente deseja alcançar com seu equipamento.

Pasta térmica branca e pasta térmica cinza

Existem dois modelos de pasta térmica: a branca e a cinza. A branca é mais comum e mais barata, porém tem menor durabilidade do que a pasta cinza, mais cara.

Uma pasta térmica branca, composta de silicone, tem uma efetividade que pode durar até um ano. Já a pasta térmica de prata é mais durável e sua ação pode se estender até 5 anos.

Todas as duas podem ser utilizadas no seu processador e refrigeram o componente. O investimento não é muito caro, na verdade é o menor custo na montagem do seu hardware e super vale a pena, pois mantém a temperatura ideal.

Esse material é indispensável para a limpeza do seu equipamento.

Como aplicar a pasta térmica para notebook?

Para quem trabalha com montagem e manutenção de computadores, essa é uma questão interessante. Algumas pessoas passam mais, outras menos. Tem quem coloque apenas uma gotinha no meio do processador e quem distribua manualmente.

A verdade é que não faz muita diferença aplicar essa gotinha, vários pontinhos pela interface de dissipação ou colocar uma película manualmente, pois a tendência é cobrir todo o espaço quando em contato com o cooler.

E aplicar um monte de pasta térmica também funciona, mas o resultado é desperdício, porque o excesso escorre e vai embora. Embora isso não danifique outros componentes do seu aparelho, não tem por que jogar pasta térmica fora, não é mesmo?

As melhores pastas térmicas para utilizar na sua máquina

Se você está à procura de uma pasta térmica de qualidade, recomendamos a marca Implastec, de excelente durabilidade e desempenho, o material com a condutibilidade térmica ideal para evitar o superaquecimento do seu notebook ou computador, evitando que o calor prejudique sua máquina.

Rodrigo
Author: Rodrigo

WhatsApp WhatsApp On-Line